segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

AROMATERAPIA

COMO FUNCIONA A AROMATERAPIA Um aroma ao ser inalado, faz com que moléculas aromáticas flutuam até a câmara olfatória, entrando em contato com os receptores do epitélio olfatório que conduzem as informações olfativas ao cérebro, desta maneira captando a informação e repassando ao sistema límbico. O sistema límbico por sua vez é o responsável por áreas relacionadas aos nossos sentimentos, memórias, reações aprendidas e emoções arquivadas. Ao atingir o sistema límbico, a informação é processada instantânea e instintivamente. Este é motivo pelo qual os aromas têm grande efeito, aflorando reações que podem ser emocionais ou físicas. Quem não lembra de um aroma que ao senti-lo, o remete imediatamente a sua infância? E assim fazendo sentir uma sensação prazerosa de profunda saudade e alegria? O cheiro do travesseiro de macela, o pão de casa que sua avó fazia, as folhas da pitangueira do vizinho. Assim também odores, que trazem lembranças desagradáveis. Sutilmente os aromas afetam os sentimentos, proporcionando relaxamento, vigor, auxiliando na redução do stress. A aromaterapia é uma excelente ferramenta terapêutica, onde a natureza em sua sabedoria nos proporciona a cada dia, múltiplos aromas através das suas essências. O aromaterapêuta Valerie Ann Worwood , estudou os aromas e os tipos de personalidade, observando a importância dos óleos essenciais no tratamento do indivíduo. Para Valerie há 9 tipos de personalidade e os seus óleos correspondentes. Descubra o seu: 1. Aspiro por status, admiração e destaque. Possuo entusiasmo, energia, dinamismo, bom humor, busco a perfeição em tudo aquilo que faço; sou amoroso, apaixonado, flexível, confiável e sensível. Oscilo de humor, preocupo-me com a aparência e a imagem pessoal. Sou muito vaidoso e considero-me charmoso, sensual e muito sociável. Amor, dinheiro e sucesso são importantes para mim.FLOR lavanda,flor de limão,néroli,camomila,ylang- ylang, 2. Aspiro por harmonia interior, segurança, respeito e aprovação. Sou leal, dedicado, cooperativo, emocionalmente equilibrado, inspirado e amoroso; procuro ajudar os outros, mas às vezes torno-me submisso. Mantenho velhas amizades, e sinto a necessidade de pertencer. Sou entusiasmado e alegre. Oscilo entre introversão e extroversão. Sou criativo e intuitivo. Deixo-me levar por sentimentos de inferioridade; a indecisão e a impaciência podem me assombrar apagando meu brilho. FRUTA: bergamota, laranja doce, limão, tangerina, junípero. 3. Aspiro amar e ser amado. Possuo senso de humanidade, generosidade e altruísmo; sou solícito e apoio os que me cercam. Fico ressentido quando não recebo dos outros aquilo que ofereço. No fundo, acho que muito do que eu faço é por uma busca de reconhecimento. Às vezes sinto-me angustiado. ERVA ERVA: hortelã pimenta, alecrim, tomilho, manjericão, manjerona. 4. Aspiro conectar-me com o meio, entender a perspectiva global e obter sabedoria. Considero-me visionário, curioso, perceptivo, inovador, intuitivo e observador. Minha mente está sempre alerta e procuro entender melhor o mundo. É natural ficar isolado, um tanto solitário, pois procuro essa introspecção para pensar e raciocinar. Sou detalhista e idealista; vulnerável às críticas e hipersensível. FOLHA: eucalipto, tea tree, pinheiro, cajepute. 5. Aspiro por um propósito! Sou realista, consciencioso, ético, grato e gentil. Busco a moral, a verdade e a justiça. Considero-me eficiente, organizado, persistente, persuasivo e cuidadoso. Sinto-me desolado com os erros morais que as pessoas cometem ao próximo; torno-me crítico e intolerante. Pareço arrogante e orgulhoso, pois busco a perfeição em mim e nos outros. Não aceito o fracasso. RESINA: olíbano, mirra, benjoin. 6. Aspiro pela paz e pelos valores. Sou tranquilo, leal, paciente, gentil, confiável e cuidadoso; confio nos outros e em mim mesmo. Também me considero despretensioso e estável, carinhoso e receptivo, convencional, tradicionalista, modesto e dedicado. Às vezes confuso, melancólico, desinteressado e apático. Posso cair em fraqueza emocional e necessito ser ancorado por alguém. RAIZ: gengibre, valeriana, vetiver. 7. Gosto de controlar e determinar as situações. Sou corajoso, autoritário, decidido, forte, visionário e expansivo; também determinado e independente, sei exatamente o que eu quero e luto por isso. Sigo regras intelectuais e sociais; sou assertivo e luto pelas causas e ideais; Um pouco individualista; dominador, ditador, severo. MADEIRA: sândalo, pau rosa, canela 8. Procuro criar a beleza e o entendimento. Sou criativo, inspirado, intuitivo, energético, atento, desperto, sensível e alegre. Sou cheio de vida e espiritualizado; o belo e o romance são essenciais na minha vida. Minha alma é delicada e sensível, vivo profundamente os sentimentos; Também sou sonhador. SEMENTE: anis, funcho, coentro. 9. Busco o prazer, o poder e o status! Sou animado, fascinante, vivaz, brilhante, gracioso, sedutor, auto confiante, prático, dinâmico, espontâneo, talentoso, extrovertido e exibicionista. Posso ser considerado passional, controlador e até arrogante. Reajo de modo entusiasmado e exagerado, motivado para tudo. Às vezes sou egoísta, impulsivo, rude e impaciente. ESPECIARIA: anis, canela, gengibre, cravo. Aproveite o universo de aromas que a natureza te oferece a cada dia. SAUDE PARA TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário